Boletim

Mantenha-se informado com os nossos boletins


        apenas na Riocamp

Entenda as diferenças entre Firewall NGFW e UTM

Fonte: Riocamp

01 de dezembro de 2017

Um firewall UTM é uma plataforma integrada de produtos de segurança, em especial para pequenas e médias empresas. Entre os recursos desse tipo de solução, estão um sistema de prevenção de invasão, filtros de URL, antivírus e anti-spam.

O NGFW, por outro lado, traz uma inspeção mais profunda, que chega a cada aplicação. A solução vai além da inspeção e do bloqueio de protocolos, chegando a uma inspeção mais detalhada, com prevenção de invasão e coleta de informações de inteligência em segurança externamente ao firewall.

Essencialmente, os dois produtos são bastante parecidos. O NGFW é capaz de fazer tudo que um UTM pode fazer quando está configurado de maneira apropriada e tem uma implementação correta de políticas de segurança.


Para entender qual solução é a melhor para o seu negócio, é preciso focar em qual deles será capaz de resolver seu problema. Pequenas e médias empresas, ou em localizações remotas, tendem a utilizar mais a solução de UTM, devido à sua abordagem de solução única, enquanto empresas com ambientes mais complexos e grandes, preferem o NGFW, por causa de suas habilidades de controles elevados e na otimização do desempenho da rede.

O UTM continuará sendo a solução preferida das pequenas empresas, porque a solução oferece a simplicidade de uma única instalação. O NGFW, no entanto, continuará existindo, por causa da preocupação em obter controles específicos e gerenciamento aprimorado.

Empresas cujo desempenho da rede parece adequado e cuja gestão é simples, visual e efetiva, não vão tirar muito proveito de um NGFW, pois essa solução foi criada para preencher uma lacuna de desempenho e controle deixada pelos UTMs, e de segurança deixada pelos firewalls tradicionais.


Voltar     Home     Boletim